terça-feira, março 22, 2005

A Imoralidade da Moral

"A discórdia é sermos obrigados a estar em harmonia com os outros. A nossa própria vida é o que há de mais importante. Agora, se quisermos ser pedantes ou puritanos, podemos tecer as nossas considerações morais sobre a vida dos outros, mas estas não nos dizem respeito. Para além disso, o individualismo é realmente o mais elevado dos ideais. A moralidade moderna consiste na aceitação dos modelos da nossa época. Julgo que aceitar o modelo da nossa época será, para qualquer homem culto, a mais crassa das imoralidades."

Oscar Wilde, in 'O Retrato de Dorian Gray'

Não se deve julgar ninguém. Todos temos opiniões, mas a 'nossa moral' devemos guardá-la para nós. Se um amigo meu se dirigisse a mim, contando-me que tinha sido infiel, não era altura para discursos puritanos ou moralistas, tentaria compreendê-lo, e eventualmente, se ele me perguntasse quanto à sua atitude em si... aí talvez lhe dissesse que, se fosse eu no caso dele, ignorando o facto de nunca estar completamente contextualizado, talvez agisse de maneira diferente... talvez!
Ainda no outro dia disse a uma amiga: "eu não te vou dar lições de ética e moral, porque isso já tu sabes na teoria... eu gostava é de saber, o que te levou a não aplicar isso na prática!".
Porque pessoas diferentes, com os mesmos princípios, têm atitudes diferentes perante a mesma situação, não devemos mostrar-nos mestres da razão, mas sim estarmos receptivos.
Actualmente um rapaz pode dizer-me que usa lingerie, namora com um homem mais velho e que se envolveu com a professora... e tudo ao mesmo tempo... que eu não o julgo.

2 Comments:

At 05:18, Anonymous Anónimo said...

Quem sou eu para julgar??!! Tento levar minha vida sem cair nesse horrível hábito humano, nem aceitar diferenças apenas para ser modernista.. Apenas tento compreender atitudes, situações, sentimentos.. Mas, infelizmente, nem sempre consigo evitar um juizo de valores, não consigo! Não o exponho, muito menos crucifico alguém por causa do meu triste julgamento, mas eu senti-o!! não atingi essa evolução social desejada, julgar faz parte da minha construção como pessoa, faz parte do Homem.. e é tão difícil fugir..

Por isso, será que posso acreditar em ti quando dizes que não julgarás?! a minha 'envy' espera que não, eu fico feliz por conseguires faze-lo!

R. F.O.D.

 
At 13:03, Blogger sohjiro said...

Compreendo o que dizes!
E até concordaria contigo se no meu caso, não distinguisse bem o 'julgar' e o 'ter opinião'. Opiniões, temos todos, fundadas ou infundadas.. enquanto que eu considero que julgar implica uma atitude mais activa, uma repreensão ou não.. até aí são para mim meras opiniões. Talvez seja uma questão de conceitos...

Obrg pelo comment ;)

 

Enviar um comentário

<< Home