terça-feira, março 22, 2005

Oscar Wilde

"A beleza é uma forma de Génio... diria mesmo que é mais sublime do que o Génio por não precisar de qualquer explicação. É um dos grandes factos do mundo, como a luz do sol ou a Primavera, ou o reflexo nas escuras águas dessa concha de prata a que chamamos lua. É inquestionável. Tem um direito de soberania divino. Eleva os seus possuidores à categoria de príncipes. Está a sorrir ? Ah, quando a tiver perdido com certeza que não há-de sorrir... às vezes as pessoas dizem que a Beleza é apenas superficial, e pode bem ser. Mas pelo menos não é tão superficial como o Pensamento. Para mim, a Beleza é a maravilha das maravilhas. Só as pessoas frívolas é que não julgam pelas aparências. O verdadeiro mistério do mundo é o visível e não o invisível..."

Oscar Wilde, in "O Retrato de Dorian Gray"

A minha amiga Morgaine ofereceu-me há uns tempos "De Profundis", uma longa carta escrita por O.W. na prisão ao seu amante Lord Douglas, um homem extraordinariamente belo, que o levou a concluir que o segredo da vida é o sofrimento.
O.W., num texto íntimo e num monólogo dramático, descreve-nos o abandono, a raiva, a impotencia, a amargura, o escárnio, a angústia, a aflição... enfim, o "interminável sofrimento, obscuro e sombrio que tem a natureza do Infinito" que ele sentiu. E (quase) nos leva a concluir o mesmo que ele. Obviamente, Oscar Wilde ainda não tinha tirado essa conclusão, quando 14 anos antes escreveu O Retrato de Dorian Gray.

2 Comments:

At 16:52, Blogger Morgaine said...

:) Fico contente por teres feito referência ao "Retrato de Dorian Gray", porque acho que é genial, uma obra obrigatória. Fico ainda mais feliz se por acaso o pequeno livrito que te dei há uns tempos contribuiu para que te interessasses por O.W. Aproveito para dizer que O.W publicou vários contos fantásticos (no sentido em que são literatura fantástica), como o Fantasma de Canterville que devem agradar a quem se interesse pelo género.

 
At 01:15, Blogger sohjiro said...

:) O.W. é deveras uma litertura interessante, nada facil, mas interessante... ouvi falar dos contos (talvez como nota de rodapé num dos livros dele), mas não especificamente do Fantasma de Canterville.. kdo for ah fnac lah o procurarei ;*****

 

Enviar um comentário

<< Home