terça-feira, abril 25, 2006

Way to go..!



Cartaz de Marithé & François Girbaud


Yves Saint Laurent


Abercrombie&Fitch

Gucci


Sempre me interessei muito por publicidade, durante uns tempos lia revistas de marketing porque até pensava seguir um curso relacionado com isso. Essa fase de leitura durou pouco, mas o gostinho até ficou. Aqui ficam uns bons exemplos (pelo menos eu acho!) de como a publicidade pode ser muito agradável... e também polémica! Seja a nova versão de A Última Ceia de DaVinci que foi proibida em França e Itália, ou o belo rapaz au naturel da Yves apenas mostrado em Portugal do umbigo para cima, ou Abercrombie&Fitch's crotch, que tanto alarido deu às campanhas conservadoras anti-Abercrombie&Fitch ou simplesmente o G de Gucci tão simples e tão intimo e tão favorito!

segunda-feira, abril 17, 2006

Uma questão de Inércia

Neste mundo do blogs e blogers todos partilham um pouco do seu conhecimento. E a tendência é partilharem o que melhor conhecem ou dominam. Quando encontramos blogers que já passaram vários anos da sua vida a estudar determinado assunto, e se pronunciam sobre ele, acho que vale a pena serem lidos.

Quando se pronunciam sobre Biologia ou mesmo Física e Matemática eu tenho todo o gosto de ler (e às vezes reler) de maneira a tentar ficar com uma ideia geral da coisa.

Estando no último semestre de Engenharia Civil eu posso afirmar, sem pensar muito, que é nos âmbitos de Estática, Dinâmica, Mecânica Vectorial… que eu estou mais à vontade.

Por exemplo: Já pensaram na vantagem de ter uma viga em forma de ‘H’ em relação a ter uma viga com qualquer outro formato?

Todos nós já vimos vigas em metal com a forma em H, e não são feitas assim por acaso. Não é por serem mais bonitas ou praticas de construir. Têm uma razão.

Se olharmos para a imagem seguinte, há várias maneiras de combinar as áreas em A de maneira a obter uma secção de uma viga. No entanto é a figura em D que tem maior dificuldade em encurvar.

O conceito envolvido é o conceito de Inércia. A inércia é a resistência que os corpos têm a alterar o estado de repouso ou de movimento em que se encontram. Ou seja, neste caso é a resistência que a viga tem a alterar a sua configuração inicial. Acontece que a viga representada em D tem uma inércia superior às vigas representadas em B ou em C.

Simplificando, há um teorema – teorema de Lagrange-Steiner – que diz que a inércia é proporcional à distancia a que as várias áreas da secção se encontram do centro da secção. Por outras palavras, quanto mais afastados estiverem os rectângulos do centro, maior a inércia e maior é a resistência a encurvar.

Pois bem, e perguntam vocês: “Então nesse caso porque não se afasta o mais possível os rectângulos do centro?”

É porque a partir de certa altura passamos ter uma ligação tão fininha que já dá origem a problemas locais de outra ordem.

Não aconselho, no entanto a tentarem isto como conversa de engate… acreditem que já tentei e não resultou… ;)



sexta-feira, abril 14, 2006

Insólito #1


Não estou muito certo que concorde com esta nova maneira de exibir os artigos... Estas cuecas XXL enfiadas numa bola pretendem representar o quê exactamente?! Até pode ser que as cuecas sejam giras e fiquem bem a quem as usar, mas esticadas e enfiadas numa bola de 75cm de diâmetro não é muito sensual.

quinta-feira, abril 13, 2006

Leituras na praia

Estou a passar uns dias muito solarengos no Algarve. Estava mesmo a precisar de levar o meu cérebro para longe dos cérebros :) Assim tenho aproveitado para pôr a leitura em dia e tenho lido coisas muito boas. Deixo-vos aqui um óptimo exemplo:

Qualquer leitor habituado a ler mais de um livro por década pensou neste momento, pronto, lá vamos ter um flashback para nos explicar de onde vem este Vladimiro Caposo e como chegou até ao que é hoje (...) Desde já previno que este livro não é um policial embora trate de uns tantos filhos da puta (...) Iremos atrás e iremos à frente, mas só quando me apetecer e não quando os leitores supuserem, pois democracias dessas de dar a palavra ao leitor já fizeram muita gente ir parar ao inferno e muito livro para o cesto do lixo.

Pepetela in Predadores
Ora aqui está um homem que sabe o que quer! lol

terça-feira, abril 11, 2006

Fox Trot

No passado Domingo tive um serão muito agradável.


Eu e o Rui tínhamos pensado ir jogar snooker a um sítio simpático, só não sabíamos onde!
Por acaso, nesse dia, tinham-me falado num bar para os lados do Príncipe Real que era muito engraçado e tinha mesas de snooker! A oportunidade parecia encaixar que nem uma luva.

Depois de propôr isso ao Rui, que concordou sem hesitar, partimos à descoberta. Naquele momento, eu tinha mais ou menos ideia da localização e sabia o nome do bar – Fox Trot – mas quando chegámos ao Príncipe Real ficámos um pouco perdidos. Foi então que vi um rapaz, com ar paciente, a passear o cão e perguntei-lhe onde ficava o bar Fox Trot. O rapazito, de simpatia rara, sorriu e começou a andar na direcção perpendicular à que vinha. Eu segui-o. O Rui seguiu-nos. Depois de andarmos 100 metros ele apontou para um toldo amarelo, e com um sorriso de This-is-as-far-as-i-can-take-you despediu-se!

Quando entrámos eu fiquei muito surpreendido! Gostei muito do ambiente, e aconselho o Fox Trot a alguém que procure um espaço muito acolhedor, suficientemente grande para não estar sempre cheio (como o Pavilhão Chinês) e bom atendimento.

A foto 1 é uma rua perto do Fox Trot (que fica para a esquerda) que eu e o Rui comentámos pela sua forma e a foto 2 é o interior do bar.

Quanto ao snooker… eu perdi! lol

domingo, abril 09, 2006

...whatever!