domingo, fevereiro 06, 2005

Teorias sexuais segundo Freud

Sigmund Freud ficou famoso porque criou um novo sistema de psicologia ao qual deu o nome de psicanálise.

O princípio da psicanálise
No inicio do desenvolvimento da psicanálise Freud decidiu que todos os sintomas neuróticos eram provocados por experiências de ordem sexual. Inicialmente afirmava que a chave de todas as neuroses era de facto a recordação reprimida de um acto de sedução efectuado durante a infância por um adulto. Desenvolveu a nova técnica terapêutica chamada de técnica de associação livre, em que Freud empregava a análise dos sonhos.

A interpretação dos sonhos
Freud via os sonhos como a realização dos desejos; disse qua cada sonho possui um conteúdo manifesto (parte do sonho que é lembrado conscientemente) e um conteúdo latente (parte do sonho que não é lembrado conscientemente antes da análise); acreditava que muito do conteúdo do sonho se encontra disfarçado por meio de símbolos e mantinha que a maior parte dos sonhos remontavam a experiências da infância.

Explorando o subconsciente
Freud dividiu a mente em 3 níveis - o consciente, o pré consciente e o subconsciente. Sugeriu o a existência de dois processos opostos que controlam o comportamento humano - o principio do prazer e o da realidade - sendo os conflitos psíquicos o resultado do conflito existente entre estes dois processos.

As teorias sexuais
Esta é a parte interessante (no mínimo)! Freud define vários tipos de desvios sexuais que se encontram divididos em dois gupos: desvios em relação ao objecto sexual (pessoa ou coisa de onde surge a atracção sexual) e desvios em relação ao objectivo sexual (acto sexual para o qual a pessoa é atraída). Esta divisão não é clara e até o próprio Freud se atrapalhava um pouco com ela.
Inversão - palavra que Freud emprega para a homossexualidade. Dentro desta categoria há vários tipos: a) algumas pessoas sentem-se exclusivamente atraídas por pessoas do mesmo sexo b) algumas pessoas sentem-se atraídas por ambos os sexos c) algumas pessoas viram-se para o seu sexo quando surge necessidade, como é o caso dos presos e dos marinheiros ("quem não tem cão caça com gato"). Freud não foi capaz de identificar um único objectivo sexual entre os 'invertidos'. Nem tão pouco foi possível encontrar uma explicação satisfatória para o origem da inversão.
Sexo oral e sexo anal - considerados perversões.
Fetichismo - tem lugar quando o objecto sexual normal é substituído por um objecto que tem alguma relação com ele. Obviamente Freud teria de dizer que o fetichismo ocorre normalmente como uma experiência sexual ocorrida durante a infância.
Sado-maso - significa o desejo de provocar dor no objecto sexual e o desejo de sofrer dor vindo do objecto sexual, respectivamente. Freud associa a agressão e a tentência de dominar o parceiro ao sadismo e que provavelmente o masoquismo tinha origem no sentimento de culpa ou de medo - uma extenção do sadismo mas virado contra o próprio.

Regresso à infância
A fase oral - (até 1 ano) Freud considera que o chuchar do dedo de uma criança é um acto ritmado e inclui movimentos de esfregar, que posteriormente conduzirão à masturbação! Indivíduos que mascam pastilha elástica, chucham no lápis e nas canetas, roem as unhas, fumam, comem ou bebem em excesso e sentem necessidade constante de se sentirem amados não ultrapassaram esta primeira fase. :S
A fase anal - (1 a 3 anos) não vou entar em pormenores neste tópico mas digamos que Freud relaciona a personalidade da pessoa (a nível da higiene, organização, da sociabilidade...) com a sua expulsividade e retentividade anal!!
A fase fálica - (3 aos 5 anos) os genitais passaram a ser a zona erógena e a criança começa a masturbar-se. Freud afimou que nesta altura todas as crianças pensam que podem dar à mães um bebé, ou que o conseguem produzir dando á luz por via anal.
Complexo de Édipo - Freud afirmava que todos os miúdos de 4 a 5 anos estão apaixonados pela mãe, o menino exprime o seu desejo de varias maneiras, quer anunciando que se vai casar com ela, quer insistindo que se quer meter na cama com ela, surgem então ciumes e a tendência de afastar o pai, mas como o pai é muito grande, a criança receia que este o castre, por isso acaba por abandonar a ideia da mãe como objecto social. Quanto às meninas, estas inicialmente sentem alguma luxúria pela mãe, mas depois de horrorizadas por não terem pénis viram-se para o pai, culpando a mãe do facto; a miúda quer engravidar com o pai para compensar a perda do pénis!

Em busca de uma identidade adulta
O modelo dinâmico da mente engloba 3 partes: O id - parte primitiva do subconsciente com a qual nascemos, zona obscura e inacessível que fervilha com impulsos instintivos e a sua uníca realidade são as suas vontades egoístas (os desejos do id são expressos nos sonhos); O ego - diz-nos o que é real, sintetizador, criador de sentido, prático e racional e está envolvido na tomada de decisões; O super ego - dá-nos o sentido do certo ou do errado, do orgulho e de culpa.
Ansiedade - funciona como sinal de alarme quando algo não está bem e pode ser realística, neurótica ou moral, consoante surja vinda do ego, id ou superego, respectivamente.
Mecanismos de defesa - surgem para proteger o ego de uma ansiedade demasiado grande e pode traduzir como: repressão, negação, substituição (descarregar raiva em cima de outrem), projecção (negação + substituição), fantasia (entrega ao prazer de fantasias, pode ser prejudicial quando se deixa de separar realidade de fantasia - por exemplo manter paixão por um ex namorado), racionalização (pseudo-desculpar-se), regressão (reverter para um comportamento antigo - deitar-se na posição fetal), formação reactiva (ocultar um impulso demonstrando um comportamento exactamente oposto - exemplo: criticar o divino ex-namorado)
Luto e Melancolia - pessoa culpa-se pelo que aconteceu e torna-se auto-destrutiva, absorvendo as características da pessoa que perdeu (introjecção)
Instinto - surge de dentro e não pode ser evitado nem fugir dele, oposto a estímulo, que vem das coisas.
Eros e Tanatos - comportamento relacionado com a auto-preservação e o prazer e o comportamento destrutivo tanto para com o próprio como para os outros, respectivamente.

Algumas destas curiosas teorias talvez sirvam para demonstrar os perigos que podem surgir de se tentar conceber teorias sobre o desenvolvimento de crianças normais, usando para isso o trabalho feito com adultos neuróticos. O eterno problema de generalizar com base numa amostra pequena e pouco exemplificativa. À parte disso, há excelentes teorias, muito aplicáveis até no nosso pequeno mundo, constituído por nós próprios e por amigos.

1 Comments:

At 01:10, Blogger Maria Claraa. said...

Parabeeins, ! Pelo seu blog é muito criativo, além de ser argumentativo.

Aprendi muitoo. *-*

 

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